3 perguntas que deves fazer antes de escolher um nome para um blog


Quando crias um blog, escolher um bom nome não é fácil. Acho que escolher o nome do meu blog foi dos passos mais difíceis que dei e foi um tiro ao lado.


Primeiro, porque escolhi um nome em inglês. Segundo, porque é difícil de dizer. Terceiro, porque é ainda mais difícil de perceber. E quarto, porque é longo. Living In B’s Shoes, que significa literalmente “viver nos sapatos da B” faria todo o sentido se eu estivesse em Inglaterra ou nos Estados Unidos mas, para um público português, em Portugal, foi uma má escolha. Não cometas o mesmo erro que eu.


Antes de decidires o nome do teu blog, e se não quiseres que o blog seja o teu nome, coloca a ti mesmo/a algumas perguntas.


3 perguntas que deves fazer antes de escolher um nome para um blog


1 – Qual é o tema do teu blog?


O ideal será que o nome do teu blog possa estar relacionado com o tema do teu blog. Para além de permitir uma associação imediata ao tema, também é útil no que diz respeito ao posicionamento nos motores de busca.


Por exemplo “Sem Tachos” é o nome do meu antigo blog de receitas para quem quer cozinhar sem tachos, apenas com robots de cozinha. Desta forma, o nome do blog vai directamente ao encontro daquilo que é o tema do blog: cozinhar sem tachos!


2 – Quem é o teu público-alvo?


Saberes quem são os teus potenciais leitores é também importante para te ajudar a escolher um bom nome. É diferente pensar num nome para um público português, para um público feminino ou masculino, para um público adolescente ou mais maduro. Claro que se estiveres a falar de um público estrangeiro, faz sentido que o teu nome seja internacional, ao passo que se o público for português, deves fazer um esforço para que fique em português.


3 – Qual é o teu tom de voz?


Podes falar num tom sarcástico ou de sátira, como uma Pipoca mais Doce, ou podes querer adoptar um tom mais neutro e conservador. Mas esse tom de voz traduz uma personalidade, que irá ajudar-te no momento de escolher um nome. Claro que este tom de voz, esta "personalidade", advém muito do tema que escolheste para o blog e do teu público-alvo.


Se tiveres um blog de finanças para adolescentes, pode ser um nome mais atrevido, que apele a esse público. Ao passo que estiveres a planear lançar um blog de finanças para pais, a linguagem será diferente e, possivelmente, o título também poderá ser outro.


Queres saber mais sobre como criar um blog? TODOS os passos que tens de ter em mente, antes durante e depois do lançamento? O ebook "15 Estratégias Para Ganhar Dinheiro Online" é o teu melhor aliado!


14 visualizações

VAMOS COMEÇAR?

Queres agendar a tua primeira sessão de Consultoria ou ainda tens dúvidas sobre como te posso ajudar a transformar o teu projecto online? Contacta-me!

 

Preenche o formulário online ou envia um email para ola@barbarabacao.pt .Terei todo o gosto em falar contigo!