5 ferramentas INDISPENSÁVEIS para influenciadores digitais


Ser influenciador digital dá muito trabalho. Ok, reformulo: ser um BOM influenciador digital dá muito trabalho. Na minha opinião, quem apenas se preocupa em ter um feed bonito e harmonioso com fotografias de qualidade mas que não têm nenhuma legenda, nenhum conteúdo e nenhum tema específico não são influenciadores digitais. São apenas usuários de Instagram que partilham fotografias bonitas, e nada mais.


Um verdadeiro influenciador digital é aquele que se preocupa com algo mais. Sim, também importa ter um feed coerente, também importa tirar fotografias bonitas mas há muito mais – as pessoas. Aliás, as SUAS pessoas. O seu público-alvo, aquele que decidiu quando escolheu o seu nicho e criou as suas personas.


Sim, ser um BOM influenciador digital dá muito trabalho mas, felizmente, há um conjunto de ferramentas disponíveis que facilitam as tarefas do dia-a-dia. Quero partilhar contigo algumas destas ferramentas para que tornes ainda mais produtiva/o e leves o teu projecto ainda mais além:


Canva

O Canva é uma ferramenta gratuita de design absolutamente incrível. Decidi comprar a versão PRO porque me dá acesso a uma grande variedade de elementos, como fotografias e ilustrações. Torna-se bastante útil para criar as citações do meu Instagram, Instagram Stories, capa de Facebook mas, também, para criar Pins para o Pinterest, fazer apresentações e MUITO mais.


Basicamente, no Canva podes tornar-te um (pseudo) designer e, com bom gosto, podes fazer trabalhos criativos fantásticos. Miniaturas de vídeos para o Youtube, capas de Facebook, flyers, convites, menus para restaurantes, logotipos, design para emails e por aí fora. O céu é o limite porque, no canva, podes criar os templates do tamanho que quiseres e ires criando ao teu gosto.


Plann

O Plann é uma app também com uma vertente gratuita e outra paga. Trata-se de uma ferramenta na qual, depois de fazeres o login através do teu perfil de Instagram, tens a possibilidade de ver como ficará o teu feed consoante as novas fotografias que queres colocar. É particularmente relevante para quem já tem mais cuidado com o seu feed e quer garantir que as fotografias ficam todas bem ao lado umas das outras.

De momento, estou a usar apenas a versão gratuita e tem-me chegado bem para gerir a minha conta pessoal no Instagram. Para mim, a grande vantagem desta app quando comparada com outras apps de planeamento do Instagram é que está interligada com o computador. Como passo muitas horas por dia ao pc, posso escrever as minhas legendas e hashtags para cada fotografia no PC e, depois, publicar directamente a partir da app no telemóvel. Está tudo interligado!


Hootsuite

Uso o Hootsuite sobretudo na empresa onde trabalho porque faço a gestão de seis redes sociais por lá, para além da criação de artigos para dois sites, newsletters internas e externas e muito mais. Por isso, o Hootsuite é um aliado para quem gere perfis em diferentes redes sociais.


Para além de te permitir agendar e publicar automaticamente os conteúdos por ti, ainda permite responder a mensagens e analisar os resultados. É gratuito até três perfis por isso vale a pena experimentar se ainda não o fizeste.


Tailwind

Para quem tem um blog, o Tailwind é imprescindível. Ele revolucionou a minha presença no Pinterest e foi graças a ele que cresci mais de 2000% no Pinterest em menos de um mês. Trata-se de uma app para programar conteúdos, à semelhança do Hootsuite, mas muito mais direccionada para o Pinterest. É para isso, exclusivamente, que a uso e posso dizer-vos que, assim que comecei a entender a mecânica do Pinterest, faz magia! Tiro apenas cerca de 2 horas por semana, geralmente ao domingo de manhã, para criar os Pins referentes aos artigos do blog da semana e o Tailwind trata de publicar esses pins ao longo dos dias seguintes, nos melhores horários.


Prova que funciona foi mesmo ter registado um crescimento de 2000% de impressões em menos de um mês. Experimenta o Tailwaind gratuitamente até 100 pins e vais ver que, se souberes criar bons Pins, o tráfego ao teu blog vai disparar.


Mailchimp

Sobretudo para quem tem um blog ou um canal de Youtube, o MailChimp é um bom aliado. É uma das mais conceituadas plataformas de email marketing do mundo e a que uso há muitos anos.


É super intuitiva e permite captar subscritores para a newsletter com integração em quase todo o lado, incluindo Facebook. No Mailchimp podes criar campanhas de email marketing poderosas, para te ajudar não só a divulgar os teus novos conteúdos como, também, a vender os teus produtos e serviços relacionados.


Conclusão

Apesar de ser influenciador digital exigir um grande esforço e combater em muitas frentes, desde que te munas das ferramentas certas, vais conseguir ser cada vez mais produtiva/o.

0 visualização

VAMOS COMEÇAR?

Queres agendar a tua primeira sessão de Consultoria ou ainda tens dúvidas sobre como te posso ajudar a transformar o teu projecto online? Contacta-me!

 

Preenche o formulário online ou envia um email para ola@barbarabacao.pt .Terei todo o gosto em falar contigo!