5 formas de aproveitares a quarentena do COVID-19 para potenciar o teu blog

Atualizado: Mar 26


O Coronavírus COVID-19 é um problema que nos está a afectar a todos. É impossível não falar nesse assunto quando temos uma grande parte da população em casa, de quarentena. É uma realidade assustadora, da qual não podemos fugir. Confesso-vos desde já que é um tema que me deixa ansiosa e fisicamente nervosa. Tenho dois avós com mais de 80 anos, com problemas de saúde, e pais que estão ali no limite de pertencer ao grupo de risco.


Temo pelos meus, mas temo por todos. E, por isso, faço a minha parte o melhor que posso.

Contudo, para quem é um bicho irrequieto, ficar em casa de quarentena, sabe-se lá por quanto tempo, pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Se tens um blog, contudo, esta pode ser uma altura preciosa para investires tempo no teu projecto, e eu estou cá para te dar algumas ideias!


5 formas de aproveitares a quarentena do COVID-19 para potenciar o teu blog


1 - Analisar as estatísticas do teu blog


Quando foi a última vez que tiraste algum tempo a sério para analisar as estatísticas do teu blog e redes sociais? Para conheceres melhor os teus seguidores, para perceberes que conteúdos estão a ter melhores resultados, para descobrires quais são os canais que te estão a trazer mais visualizações? Abre o teu Google Analytics (se ainda não o instalaste, está na hora de o fazeres urgentemente!) e começa a analisar os teus dados estatísticos!

Não sabes como usar o Google Analytics a teu favor? Não te preocupes! Em apenas uma sessão de Consultoria consigo ajudar-te a perceberes quais são as métricas que te vão permitir dar a volta ao teu blog num ápice!


2 - Planear conteúdo para os próximos meses


Quem já me segue há algum tempo sabe que tenho uma ligeira obsessão por planeamento. Acredito verdadeiramente que é fundamental para que possamos conciliar o blog com o resto da nossa vida e para que não nos falte nada. Usares um calendário editorial é meio caminho andado para te organizares a curto, médio e longo prazo e, assim, não entrares em stress profundo por não saberes o que publicar e quando o fazer. Faz download gratuito do calendário editorial para bloggers que preparei para 2020 para os meus coachess e começa já a planear o teu conteúdo para os próximos meses.


3 - Agendar a sessão de Coaching para Bloggers que tanto querias fazer


As sessões de Coaching para Bloggers e Influenciadores Digitais são feitas virtualmente, por Skype ou chamada telefónica e são inteiramente dedicadas ao teu projecto, necessidades e objectivos em concreto. São uma hora inteiramente dedicadas a ti e a ajudar-te a atingires os teus objectivos. Se, até agora, ainda não tinhas encontrado o tempo na tua agenda para o fazer, estou disponível todos os dias da semana, entre as 7h00 e as 22h00. Não tens desculpa, especialmente estando em casa. Se queres fazer de 2020 o ano do teu blog, então ainda vais a tempo! Sabe mais sobre as sessões de Consultoria para Bloggers e agenda já a tua no formulário de contacto ou pelo email ola@barbarabacao.pt


4 - Escrever os teus próximos artigos


Agora que já tens tudo planeado, podes começar a pesquisar ou reunir a informação necessária para escrever os teus próximos artigos. Tudo o que conseguires deixar escrito e pronto durante esta altura, será uma mais-valia posteriormente, visto que podes deixar tudo agendado em qualquer plataforma que utilizes. Não te esqueças de optimizares os teus artigos ao máximo no que diz respeito ao SEO (neste ebook vais aprender TUDO sobre SEO para Bloggers) para que os teus artigos fiquem bem classificados nos motores de busca.


5 - Fotografar (em casa) ou editar fotografias antigas

Se tiveres um blog de viagens, por exemplo, a tua única hipótese nesta altura será recorrer a bancos de imagens ou ires buscar as tuas fotografias antigas. Contudo, uma grande variedade de outros nichos, como finanças, culinária, beleza e tecnologia, por exemplo, podem ver no momento da quarentena do Coronavírus COVID-19 uma boa oportunidade para fotografar, em casa, com luz.


BONUS TIP:

Planeia, também, as redes sociais. Escolhes as imagens mais impactantes e escreve um copy poderoso, com as hashtags mais adequadas ao conteúdo que estás a partilhar. Se fizeres este trabalho com antecedência, o teu feed ficará mais harmonioso e terás tempo de ter o conteúdo de qualidade que os teus seguidores merecem. Afinal, quando trabalhamos sob pressão, o resultado raramente é tão bom do que quando planeamos.

352 visualizações

VAMOS COMEÇAR?

Queres agendar a tua primeira sessão de Consultoria ou ainda tens dúvidas sobre como te posso ajudar a transformar o teu projecto online? Contacta-me!

 

Preenche o formulário online ou envia um email para ola@barbarabacao.pt .Terei todo o gosto em falar contigo!