5 tarefas que todos os bloggers devem fazer no início do mês


Um novo mês é um mundo de novas oportunidades e isso inclui novos conteúdos para quem tem um blog. OK, sejamos realistas... Os bloggers - e qualquer criador de conteúdos - tem muitas tarefas para desenvolver ao longo de todo o mês. É preciso garantir que os teus artigos têm qualidade, que estão alinhados com as necessidades da tua audiência, que estão escritos de forma optimizada para os motores de busca, entre tantas outras missões.


Por vezes, o trabalho é tanto que nos esquecemos de aspectos importantes e tarefas fundamentais para o sucesso do nosso projecto. Acontecia-me frequentemente e foi mesmo por esse motivo que passei a ter uma lista fixa de tarefas para o início de cada mês, e é essa mesma lista que quero partilhar contigo.


5 tarefas que todos os bloggers devem fazer no início do mês


1. Analisar as estatísticas do mês anterior


Todo e qualquer criador de conteúdos deve fazer análises frequentes aos seus conteúdos. Tenho sempre no meu calendário, no primeiro dia de um mês, a tarefa de analisar as estatísticas do mês anterior. Gosto de estar a par do que correu bem e do que podia ter corrido melhor. Só assim posso estar, continuamente, a evoluir o meu projecto e dar conteúdos mais relevantes à minha audiência – e, claro, tornar-me mais apetecível para novos clientes e novas parcerias!


No início do ano crio um ficheiro Excel onde anoto as estatísticas que considero mais importantes. Daí resultam gráficos onde vejo o desempenho do meu blog e das redes sociais. Aponto vários dados como:

a) Visitas ao site

b) Percentagem de pessoas chegadas através dos motores de busca (SEO)

c) 10 artigos mais pesquisados

d) Número de seguidores no Instagram

e) Número de artigos no blog

f) Número de publicações no Instagram e Facebook

g) Ganhos e despesas com o blog / redes sociais

2. Revisão dos artigos mais populares do mês anterior


Depois de saber quais são os 10 artigos mais populares do mês anterior, gosto sempre de lhes fazer uma revisão para ficarem ainda melhor posicionados nos motores de busca. É particularmente interessante para quem tem links de afiliados ou vende produtos/serviços porque, se conseguires encaixar de forma natural esses links nos artigos mais pesquisados no Google, tens mais probabilidades de converter em dinheiro para ti.


Em alternativa, podes também analisar os artigos menos pesquisados e tentar optimizá-los ao máximo em termos de SEO. O ebook “SEO para Bloggers – Das 0 às 1000 visualizações em um mês” é uma ajuda preciosa para bloggers que querem colocar o seu blog nas primeiras páginas do Google.


3. Planear os conteúdos


Sou um pouco obcecada com o planeamento de conteúdos, tanto que já tenho os temas do blog decididos até ao final do Verão. Há quem prefira trabalhar assim, a longo prazo. No meu caso, tiro uma manhã ou uma tarde para fazer um brainstorming de temas que se encaixam no meu nicho. Pego nessa lista e distribuo-o os temas pelo meu Calendário Editorial (podes fazer download gratuito do meu Calendário Editorial para Bloggers) nos dias em que decidi que vou publicar (segundas, quartas e sextas) e faço-o logo para três meses, pelo menos.


Se não quiseres ir tão longe, podes simplesmente planear um mês de conteúdo. Agora, no início de Junho, estarás a planear os conteúdos de Julho (assumindo que já tens os de Junho planeados. Caso contrário, deverás planear os de Junho e os de Julho também).

Quanto mais antecedência tiveres no teu planeamento editorial, mais tempo tens para pesquisar, escrever e editar os teus artigos, garantido conteúdos com ainda mais qualidade.


4. Rever a homepage


Aproveita o início do mês para fazer uma revisão à tua homepage. Que elementos se encontram desactualizados? Que banners podes substituir? Todos os links estão a funcionar? Que artigos podem ser trocados dos destaques?


5. Actualizar o media kit


A ideia é que cada novo mês te traga estatísticas ainda melhores ao teu blog e respectivas redes sociais e newsletter. Analisando as estatísticas, poderás actualizar o teu media kit com os dados actuais relativos ao teu projecto para que, quando quiseres contactar uma marca e fazer parcerias, tenhas tudo a postos.

Conclusão


Como vês, há muitas tarefas para pôr em prática no início de cada mês para garantires que o teu projecto tem ainda mais sucesso. Estas são apenas 5 tarefas que todos os bloggers devem fazer no início do mês e espero que apontes esta lista e comeces já a pôr mãos à obra!

68 visualizações

VAMOS COMEÇAR?

Queres agendar a tua primeira sessão de Consultoria ou ainda tens dúvidas sobre como te posso ajudar a transformar o teu projecto online? Contacta-me!

 

Preenche o formulário online ou envia um email para ola@barbarabacao.pt .Terei todo o gosto em falar contigo!