8 motivos para a tua marca trabalhar com influenciadores digitais


Tens uma marca e não sabes ainda se deves trabalhar com influenciadores digitais? Provavelmente a resposta directa é um redondo SIM! Quem tinha dúvidas acabou por se converter facilmente durante a quarentena em que, com as lojas fechadas, viram nos influencers poderosos aliados para divulgar os seus negócios – produtos e serviços.

Seguramente que nem todos os influenciadores digitais serão adequados para o teu negócio, e isso é um trabalho de pesquisa e selecção que deves fazer previamente, bem como o formato de colaboração para que nenhum dos lados saia prejudicado (se não sabes como fazer parcerias com influencers, deixa-me que te ajude através da Consultoria a criar campanhas de marketing de influência de sucesso).

Continua a ler para descobrires 8 motivos para a tua marca trabalhar com influenciadores digitais.

Antes de passarmos à próxima fase, deixa-me só relembrar que quando falo em influenciadores digitais, estou a falar dos “bons”. Ou seja, pessoas que partilham efectivamente conteúdo e não apenas fotos bonitas (aquilo que chamo modelos do Instagram). Para mim, um verdadeiro influencer é aquele que partilha conteúdo relevante, focado na sua comunidade – conteúdo que acrescenta valor através de dicas, histórias e muito mais. Ok? Pronto, posto isto, acho que podemos prosseguir 😉

8 motivos para a tua marca trabalhar com influenciadores digitais

Os influencers conhecem o seu público

Um verdadeiro influencer conhece muito bem o seu público. Sabe quem são as pessoas que o seguem, entre que faixas etárias, os seus gostos, desejos e dores. É para ele que cria os seus conteúdos e, por isso, todo o seu foco é no seu público. E, sabendo para quem estão a falar, é muito mais fácil criar conteúdo que cause impacto quando chega ao seu destinatário. Escolhendo um influencer com um público semelhante ao teu, estás no bom caminho!

São autoridade e de confiança junto da sua comunidade

Um verdadeiro influencer é aquele que é visto como uma autoridade junto da sua audiência. Uma Helena Coelho ou uma Mafalda Sampaio trabalharam tanto o seu nicho na maquilhagem que ganharam totalmente a confiança dos seus seguidores nessa matéria. É o que acontece quando um criador de conteúdos faz um bom trabalho no sentido de mostrar conteúdo de valor para a sua audiência – ganha credibilidade junto da sua audiência, tornando-se um asset valioso para as marcas que querem trabalhar com eles.

Sabem como entregar a mensagem à sua audiência

Conhecendo a sua audiência, um influencer sabe bem como entregar a mensagem de forma a que ela chegue da melhor forma e cause o impacto desejado. Algo extremamente poderoso para as marcas, que têm como objectivo ver os seus produtos e serviços apresentados ao seu público-alvo de forma credível e com um bom Story Telling.

São uma escolha económica

Se fizermos a comparação com outras formas de publicidade, os influenciadores digitais são uma escolha mais económica. Bom, pelo menos os Nano e os Micro Influenciadores, visto que há influencers em Portugal que cobram mais de 10.000 euros por publicação (yep, isso tudo por uma fotografia no feed!).

Ajudam a aumentar o tráfego e melhoram o posicionamento SEO

Para marcas que se preocupam em criar estratégias de SEO para os seus sites, trabalhar com influenciadores digitais é uma vantagem. Especialmente com aqueles que têm blogs e que possam enviar links dofollow para os seus sites e, portanto, contribuir para o seu melhor posicionamento nos motores de busca. Ainda não percebes muito sobre SEO? Espreita este ebook de SEO para ti.

Ajudam a construir a credibilidade da tua marca

Trabalhares com os influenciadores certos pode contribuir para a credibilidade da tua marca – claro que sim! Devido à credibilidade que os próprios influencers têm junto da sua audiência, quando apresentarem a tua marca nas suas redes sociais, estarão a recomendar-te junto de pessoas que confiam neles e, portanto, passam a considerar a tua marca uma escolha óbvia e segura.

Geram leads

Quando seleccionas os influencers certos, que têm um nicho bem definido e uma comunidade ativa, é muito fácil gerarem-te leads qualificados e, obviamente, vendas directas. Queres melhor que isso?

Ajudam a gerar conexões

Especialmente para marcas mais pequenas ou regionais, trabalhar com influenciadores digitais pode contribuir para a criação de uma ligação à sua audiência. De certa forma, os BONS influenciadores são contadores de histórias. E é através dessas histórias que tornam as marcas as marcas mais “humanas”, e os produtos e os serviços mais apetecíveis para a sua comunidade.

Conclusão

Não há dúvida de que trabalhar com bons influenciadores digitais, e aqueles que são do teu nicho, pode ser uma mais-valia para a tua marca. Contudo, e como disse ao início, deve ser algo que tem de ser muito bem feito, desde o momento da selecção dos criadores de conteúdo, ao desenvolvimento da estratégia de colaboração.

Marca já a tua sessão de Consultoria para te apoiar na criação das tuas estratégias de marketing de influência e para trabalhares com os influenciadores certos para divulgares o teu negócio!

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