Ainda vale a pena criar um blog em 2020?

Atualizado: Mar 26


Se chegaste até este artigo, provavelmente estás a perguntar a ti própria/o se 2020 é uma boa altura para criar um blog. Esta é uma pergunta que tenho recebido frequentemente e para a qual a resposta é… TALVEZ.


Se achas que não tens tempo, não és apaixonada/o por nenhum tema em geral, não te agrada escrever, só pensas em ganhar dinheiro e não no espírito de partilha de informação, se não tens paciência para trabalhar artigos para SEO nem te consideras uma pessoa criativa, então não vale a pena criares um blog, nem em 2020 nem em altura alguma, a menos que estes pressupostos se alterem.


Para todos os outros, há potencial e há probabilidade de o blog dar certo. E sim, os blogs ainda dão dinheiro. Atrevo-me até a dizer que dão cada vez mais, se bem trabalhados.


Acompanho vários bloggers em diferentes estágios de maturação dos seus projectos. E uma coisa é certa - quando estão realmente empenhados nos seus blogs, quando têm uma estratégia bem conseguida, um nicho definido, um planeamento eficaz, tempo e dedicação, os blogs trazem retorno (e dinheiro!). Para quem quer fazer tudo certinho desde o início, sozinho ou com acompanhamento como as sessões de Coaching para Bloggers ou pelo apoio na criação do blog de raiz, ainda vale a pena criar um blog em 2020.


Sabias que 77% dos cibernautas lêem blogs regularmente, de acordo com o Impact ?

Antes de criares um blog, tens sempre de colocar algumas questões essenciais:

  • Qual é o tema sobre o qual queres escrever?

  • Quem é o teu público-alvo?

  • Que oportunidades existem de fazeres dinheiro com este tema?

  • Quem é a tua concorrência?

  • Tens as competências técnicas (ou paciência para as aprender) para criar um blog?


No fundo, para decidires se, para ti, ainda vale a pena criar um blog em 2020, tens de analisar e reflectir no projecto que queres criar.


Uma coisa é certa - há muitos novos blogs a surgir todos os dias. Ainda recentemente ajudei a (re)criar um blog de culinária - Cozinhar com Sorrisos - um projecto que nasceu precisamente em Janeiro de 2020 e que está a crescer a olhos vistos. Alguns novos blogs vão ter sucesso, ganhar uma comunidade ativa e até ganhar (bom) dinheiro. Outros irão desistir a meio do processo.


A diferença entre teres um blog vencedor ou desistires antes de dares tempo de o teu projecto vingar é um plano. Antes de lançares um blog, tens todos aqueles elementos para estudar e uma estratégia para planear. Aprende comigo, porque eu sofri na pele, há sete anos, por não ter planeado um bom lançamento do Living in B's Shoes nem ter definido tudo de forma mais estratégica desde início. Afinal, só temos uma oportunidade de criar uma boa primeira impressão. Não a desperdices!


Se o teu blog estiver bem posicionado, bem trabalhado para o teu público-alvo, tiveres um nicho bem definido e optimizares os teus artigos/keywords ao máximo, a probabilidade de apareceres nas primeiras páginas do Google aquando de determinadas pesquisas é elevada.


Para quem tem um negócio associado ou para quem já trabalha com programas de afiliados, por exemplo, é uma excelente forma de ganhar dinheiro a longo prazo, com a ajuda dos motores de busca, sem qualquer investimento. O SEO é um trabalho com resultados a médio e longo prazo mas que, quando bem feito, compensa largamente porque é algo gratuito - ao invés dos posts patrocinados nas redes sociais. Eu consigo retirar, apenas de UM programa de afiliados, cerca de 300€ por mês graças ao blog!


Ainda vale a pena criar um blog em 2020? Sim, para quem estiver realmente empenhado e tiver uma boa estratégia!


E se precisares de apoio a criar essa estratégia, ou até mesmo para criar, em termos técnicos, o teu blog de raiz, estás no sítio certo! A Consultoria para Bloggers é o serviço que vai ajudar-te em todas as tuas dúvidas, desde o momento em que decides criar um blog, até ao momento em que decides levar o teu projecto mais além!

0 visualização

VAMOS COMEÇAR?

Queres agendar a tua primeira sessão de Consultoria ou ainda tens dúvidas sobre como te posso ajudar a transformar o teu projecto online? Contacta-me!

 

Preenche o formulário online ou envia um email para ola@barbarabacao.pt .Terei todo o gosto em falar contigo!