Estás a pensar criar um blog? NÃO o faças se sentires isto!


Se estás a ler este artigo é porque, provavelmente, tens um blog ou estás a pensar criar um. Bom, compreendo-te bem. Tenho o meu blog pessoal, o Living In B's Shoes, há mais de sete anos de forma activa e desde Março que escrevo aqui neste blog. Já são uns aninhos disto e posso dizer-te que, se estás a pensar criar um blog, há vários bons motivos para não o fazeres.


Provavelmente leste algures - talvez até mesmo no meu ebook "15 Formas de Ganhar Dinheiro Online" - que ler um blog te permite ganhar imenso dinheiro, produtos, fama e muito mais. E atenção - os meus blogs têm-me permitido tudo isso! Mas a verdade é que ter um blog não é para todos. Quero dizer que qualquer um consegue criar um blog (eu própria tenho um serviço de criação de blogs para criadores de conteúdos (como o T0 Para 2 , Cozinhar Com Sorrisos, As Camisas Brancas, etc), mas o difícil é fazê-lo bem, de forma consistente e com valor.


Sem mais demoras, descobre alguns dos motivos pelos quais recomendo que NÃO cries um blog.


Bons motivos para NÃO criar um blog


Dá muito trabalho


Se eu soubesse o trabalho que ter um blog dava, tê-lo-ia feito à mesma. Mas conheço muitos bloggers que não o fariam. Aliás, conheço dezenas de pessoas que começaram o seu blog e que rapidamente se cansaram porque, efectivamente, dá um trabalho desgraçado.


Isto, logicamente, se quiseres ter um blog com um ar profissional. Com artigos com conteúdo relevante para a tua comunidade, com fotografias originais e bem tratadas, com publicações de forma consistente nas redes sociais e tudo aquilo que estes pequenos passos acarretam.


Entre pesquisar, escrever, editar, fotografar e editar, optimizar para motores de busca, analisar estatísticas e divulgar nas redes sociais (entre outros passos que poderás dar), são muitas horas de empenho e dedicação.


Se não estás disposta/o a isto, não avances porque te vais arrepender rapidamente e deixar o teu blog a meio.


Não se ganha dinheiro rapidamente


Há quem tenha a ilusão de que basta criar um blog para se começar a ganhar dinheiro. Não me interpretes mal - realmente podes ganhar centenas ou milhares de euros todos os meses com um blog, tal como eu faço e ensino no ebook "15 Formas de Ganhar Dinheiro Online" - mas demora o seu tempo e é preciso muito empenho!


Não basta publicares o teu blog para o dinheiro começar a cair. Vais precisar de criar muito conteúdo, divulgá-lo, ganhar tráfego e uma comunidade que te tenha como referência para que todos os métodos que te recomendo nesse ebook consigam funciona. Se dá dinheiro? Dá imenso, mas é preciso o seu tempo e dedicação.


Não há um rendimento fixo


Com um blog, não há contratos e os teus lucros vão variando a cada mês. Não há forma de prever os retornos dos teus programas de afiliados, das parcerias, do AdSense entre outros. Precisas de ter em mente que cada mês terás novos desafios para superar mas que, ao contrário de uma empresa, não há "ordenado fixo" e tudo vai depender do quanto te empenhas.


Os algoritmos estão constantemente a mudar


O algoritmo do Google, tal como o das redes sociais, está em constante mutação. Não sabes quais são os elementos de SEO com maior preponderância, não sabemos exactamente todos os que existem e o peso que têm para que fiques bem classificada/o nos motores de busca. Mas é muito frustrante estarmos constantemente a estudar SEO e formas de aumentar as visualizações ao nosso blog e assistirmos a tantas mudanças.


Se gostas de estabilidade, certamente que o algoritmo do Google te vai dar dores de cabeça, sobretudo em conjunto com o das redes sociais.


Vai "roubar-te" muito tempo


Acho que estou a conseguir mostrar-te que, para teres um blog de qualidade, que te permita chegar à tua audiência e até mesmo trazer-te algum retorno financeiro, terás de te empenhar muito. E isso vai "roubar-te" algum tempo. Estás disposta/o a sacrificar alguns momentos de lazer em detrimento de escrever para o blog?


Conclusão


Ter um blog tem muitas coisas boas, sem dúvida, e nunca me arrependi de ter criado os meus blogs, mas já sabia para aquilo que ia. Contudo, reconheço não é para todos e é preciso alinhar expectativas. E, se este artigo não te assustou e continuas com muita motivação para fazeres avançar este projecto, força! Não deixes de conhecer o serviço de Consultoria para Bloggers para descobrires como te posso ajudar desde o primeiro momento a criar um blog poderoso e bem optimizado!

51 visualizações

VAMOS COMEÇAR?

Queres agendar a tua primeira sessão de Consultoria ou ainda tens dúvidas sobre como te posso ajudar a transformar o teu projecto online? Contacta-me!

 

Preenche o formulário online ou envia um email para ola@barbarabacao.pt .Terei todo o gosto em falar contigo!