Como comunicar o teu negócio nas redes sociais durante o COVID-19


Como comunicar o teu negócio nas redes sociais durante o COVID-19 numa altura que afectou o negócio e que parou o mundo? É, sem dúvida, uma questão pertinente mas também muito difícil. Embora não tenha todas as respostas para ti, criei este pequeno manual que te pode ajudar. Numa altura em que estamos a adaptar-nos ao distanciamento social, é importante que os proprietários de pequenas empresas e gestores de redes sociais se esforcem ainda mais para sobressair, para criar novas campanhas, para ajustar os seus calendários editoriais e terem ideias novas e criativas para divulgar e comercializar os seus produtos ou serviços. E, se estamos todos separados fisicamente, torna-se ainda mais relevante ficarmos conectados virtualmente. O Facebook e o Instagram tiveram um aumento brutal de cerca de 40% de utilização desde a quarentena, uma vez que são um formato fantástico de comunicarmos uns com os outros. Torna-se evidente que esta não é uma altura para parar de comunicar, mas é uma altura para ser inteligente nas comunicações.

Como comunicar o teu negócio nas redes sociais durante o COVID-19

Tem sido uma pergunta que recebi bastante nas últimas sessões de coaching e não há dúvidas – é a altura de comunicar. Com os teus seguidores a passar cada vez mais tempo online, tens uma oportunidade fantástica de estreitar o relacionamento com o teu público e de os tornar mais apaixonados pela tua marca.

Mas este é um grande desafio. Afinal, ninguém é especialista em comunicar negócios nas redes sociais durante uma pandemia global. Até então, este cenário é inédito e, por isso, estamos constantemente a aprender. Este guia é um conjunto de meras sugestões que acredito que te possam ajudar a reflectir nos teus posts à medida que esta pandemia evolui.

Reconhece o período em que vivemos


Não podemos ignorar o COVID-19. Nem tão pouco podemos fingir que este é um cenário natural. Informa os teus seguidores que sim, estás a ouvi-los e que reconheces esta nova fase que vivemos. Dizer algo como "Parece estranho promover algo agora, mas ..." pode ser um passo útil para que os teus seguidores saibam que não estás a ignorar o problema.

Algumas empresas usaram as redes sociais para explicar que estão a promover as vendas nos seus negócios para ajudar os seus funcionários, de forma a que mantenham os seus empregos. Este toque de humanidade faz-nos olhar para a marca com outros olhos e querer comprar os produtos. Sentimos que estamos a contribuir para a economia local e para o apoio das famílias que dependem daquele ordenado.

Continua a publicar

Se não for possível comercializar os teus produtos ou serviços neste momento, não desesperes. As redes sociais vão continuar a ser aliadas do teu negócio se continuares a publicar conteúdos relevantes. Tudo tem de estar alinhado com os valores da tua marca e, como sempre, de pensar nas necessidades dos teus clientes e público-alvo.

As legendas são ainda mais importantes nesta altura para dar contexto às publicações e as enquadrar no momento em que vivemos.

Sê empática/o

Estamos num momento particularmente difícil, não só aqui como em todo o mundo. Muitos perderam os seus empregos e podem estar a passar por grandes dificuldades. Empresas estão a fechar, poupanças de uma vida estão a chegar ao fim, já para não falar do luto que muitos de nós fazemos por termos perdido entes queridos.

Como tal, a empatia será algo fundamental na tua comunicação. Embora os memes sejam engraçados, pensa duas vezes antes de o postares porque os teus seguidores poderão estar a passar por um mau bocado. Por outro lado, também, as legendas que escreverem deverão ter em consideração este cenário, mesmo que não precisas de referir o COVID-19 em todas as tuas legendas.

Oferece valor


Nunca é demais dizer que todas as publicações devem trazer valor, algo precioso para o teu público. É um momento de envolver os teus seguidores, ao invés de focar apenas em direcionar o tráfego.

Oferece dicas e contribui para o aumento do conhecimento dos teus seguidores através de vídeos, tutoriais, carrosséis e legendas.

Mesmo com o negócio parado, pensa nas dificuldades e nas necessidades dos teus consumidores. Esse é o conteúdo que terás de publicar. Os personal trainers e ginásios, por exemplo, focaram-se em publicitar dicas de treino online gratuitas para quem quer treinar em casa. Cabeleireiros e esteticistas podem ensinar os seus seguidores a fazer penteados em casa, a remover as suas extensões de unhas e de pestanas ou até mesmo de massagens modeladoras em casa.

Pede ajuda e ajuda também


É muito provável que o teu negócio tenha sofrido uma quebra com esta pandemia. Se estás a passar dificuldades, apoia-te também na tua comunidade. Partilha a tua história e explica a tua situação aos teus seguidores. É incrível o apoio que se pode ter de volta. Estamos todos juntos a passar por este momento.


E, se puderes, ajuda tu também! Por cada compra que te fizerem, compromete-te a doar uma parte a uma instituição, por exemplo. Ajudas a tua comunidade e ainda tens um marketing muito positivo associado.

Conclusão


Há várias formas de comunicar o teu negócio nas redes sociais durante o COVID-19 e sem dúvida que esta é uma altura de continuar a postar nas redes sociais. Sê inteligente nas tuas publicações e foca-te nas necessidades dos teus consumidores. Vais ver que a tua comunidade vai aumentar e ser muito mais fiel à medida que vais humanizando a tua marca.

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