Como contactar marcas e fazer parcerias?


Este é, provavelmente, dos temas mais pedidos e abordados nas sessões de Consultoria que faço a criadores de conteúdo. Não há dúvidas de que todos querem trabalhar com marcas e receber uma remuneração, em produtos e serviços, pelo seu trabalho. E faz sentido, não é? Ninguém gosta de trabalhar “de borla” e a internet permite-nos, nomeadamente através das nossas redes sociais e blogs, fazer publicidade a marcas. Porque não receber a devida recompensa?


Como contactar marcas e fazer parcerias não é muito complicado e é muito assente na arte do “bom senso”. O problema é que há muitos criadores de conteúdos que, embora cheios de boa vontade, não têm o profissionalismo necessário para causarem uma boa impressão junto das marcas e, portanto, conseguirem as parcerias que, tantas vezes, até merecem.


No meu novo ebook "Contactar Marcas e Fazer Parcerias de Sucesso falo-te precisamente sobre este tema e revelo TODOS os truques para escolheres as marcas certas com as quais trabalhar, onde encontrar os seus contactos, como criar um media kit, que tipo de emails podes enviar com propostas e MUITO mais. Ainda assim, não queria deixar de partilhar contigo alguns aspectos básicos para contactares marcas e fazeres parcerias.


Como contactar marcas e fazer parcerias?


1 – Tem um nicho bem definido.

Quando falamos sobre tudo, não somos realmente bons em nada em particular. A probabilidade de uma marca querer trabalhar com um criador de conteúdos que comunica, precisamente, para o seu público-alvo é muito superior.


2 – Escolhe as marcas certas.


Nem todas as marcas fazem sentido para o teu projecto. Se estás a começar, procura uma marca local, de dimensão mais reduzida, e bem alinhada com o teu nicho.


3 – Usa as estatísticas a teu favor.


Especialmente se o número de seguidores for relativamente mais baixo, há outras estatísticas que podes usar para causar um bom impacto junto das marcas, nomeadamente o engagement, por exemplo.


No ebook ensino-te a calcular a taxa de engagement das tuas publicações e até te dou vários exemplos de outras estatísticas que podes usar a teu favor.



4 – Prepara um media kit poderoso.


É um documento de apresentação do teu projecto que vai mostrar às marcas os dados mais importantes sobre ti e aquilo que fazes. Para além de um template apelativo, é preciso usar a informação mais relevante, incluindo os dados estatísticos que mais te destacam.


No ebook ofereço-te três templates gratuitos no Canva que podes usar e editar à tua vontade!


5 – Faz um pitch impactante.


O pitch é o momento em que, finalmente, abordas as marcas certas. É feito, geralmente, por email e deve incluir muito mais do que um “Olá, querem fazer uma parceria”. Neste contacto, apresentas-te a ti, ao teu projecto, explicas qual a proposta de divulgação da marca que pretendes fazer, sempre na perspectiva de que tens algo para oferecer à marca.


No ebook vais poder ler vários templates de pitchs diferentes para adaptares à tua linguagem e propostas.


6 – Analisa as estatísticas.


Uma parceria só deve terminar quando analisares as estatísticas, vires o que correu bem e correu mal, e juntares tudo num ficheiro para enviar à marca. Deixa as portas abertas para uma próxima colaboração.

Estes são apenas os passos mais básicos mas estruturais sobre como abordar marcas e fazer parcerias de sucesso. Garante que os teus conteúdos têm qualidade, escolhe as marcas certas, faz um bom pitch e tens meio caminho andado para conquistar a remuneração que mereces!



96 visualizações

VAMOS COMEÇAR?

Queres agendar a tua primeira sessão de Consultoria ou ainda tens dúvidas sobre como te posso ajudar a transformar o teu projecto online? Contacta-me!

 

Preenche o formulário online ou envia um email para ola@barbarabacao.pt .Terei todo o gosto em falar contigo!