Como escolher um nicho para o blog, Youtube, instagram, etc – Bárbara Bação

Se estás a pensar criar um blog, um canal de Youtube, uma conta de Instagram ou outro perfil social qualquer com o intuito de vir a ganhar dinheiro, é mais que lógico que te estejas a perguntar sobre quais os nichos mais rentáveis, para tirares partido de um deles. No entanto, precisas de saber que nem sempre os nichos mais procurados na internet são aqueles que trazem mais dinheiro.

E há outro elemento importantíssimo a ter em consideração: mesmo que sejam os nichos mais rentáveis, se não for um tema que te apaixona e se não tiveres competências nessa área, não será rentável para ti.

Neste diagrama é fácil perceberes onde se encontra o nicho certo para ti. Não adianta procurares um tema que tenha o potencial de te dar milhares de euros por mês se, passado algumas semanas, estás saturada/o do tema porque não é algo que realmente te agrade.

Através de ferramentas como o Google Trends, é possível perceber se o tema do teu blog é daqueles que continua a crescer, ou se foi algo sazonal/temporário.

É comum falar-se, actualmente, dos Micro Nichos Rentáveis, que são nichos ainda não explorados pelos grandes blogs do mercado e que, portanto, têm muito pouca concorrência. Um blog que esteja a começar e que ainda tenha pouco tráfego, poderá destacar-se com este nicho.

Depois de descobrires alguns Micro Nichos, e antes de te decidires por um deles, confirma a procura por esse nicho, através do Google Trends ou do Keyword Planner, por exemplo.

Lembra-te que esses nichos já têm muita concorrência, e muita dela de peso já no mercado, com uma excelente autoridade nos motores de busca. Vais entrar numa luta de David contra Golias mas, se achares que vale mesmo a pena o esforço, se for mesmo o que te apaixona, não baixes os braços. Mantém a tua originalidade e vai à luta. Também só assim se vencem batalhas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *