Como ficar no primeiro lugar do Google? – Bárbara Bação
Falava há dias com uma cliente de Consultoria que lançou um blog e, como tal, uma das suas principais perguntas era a mais óbvia de todas: Como ficar no primeiro lugar do Google?
 
E digo óbvia porque esse deve ser um dos principais objectivos de quem cria um blog ou um site. Ficar no primeiro lugar do Google em determinada keyword é sinónimo de entrada de tráfego orgânico directo sem grande trabalho. Ok, sem nenhum trabalho.
 
É essa a magia do SEO (Search Engine Optimization): quando optimizamos bem um artigo ou uma página do nosso blog, aumentamos e muito as probabilidades de, no espaço de meses (por vezes de um ano), esse mesmo artigo ou página se encontrarem nos primeiros resultados do Google para aquela keyword que seleccionámos.
 
Hoje partilho contigo algumas das dicas que inclui no meu primeiro ebook “SEO Para Bloggers – Das 0 às 1000 visualizações ao teu blog em um mês“, para que consigas, através do SEO, colocar o teu blog no primeiro lugar do Google.
 
Como ficar no primeiro lugar do Google?
 
1 – Define uma keyword para o teu artigo
 
Uma keyword é a expressão chave de pesquisa e que convém ser específica. Por exemplo, quando vais ao Google pesquisas por “colar dourado barato” e não apenas “colar”. Ou “consultoria para influenciadores digitais” e não apenas “consultoria” ou “influencers”. Deves ter sempre em mente essa keyword, porque a vais usar ao longo do teu artigo.
 
2 – Colocar a keyword no URL do artigo
 
A keyword deve constar no URL do artigo, porque também isso conta aos olhos do Google. Quem tem WordPress consegue fazê-lo facilmente através do plugin gratuito Yoast.
 
3 – Coloca a keyword no título
 
O título do teu artigo ou da página em questão deve levar a keyword, quanto mais ao início melhor. Mas lembra-te que deve existir um equilíbrio entre a importância de criares um artigo que fique bem posicionado aos olhos dos motores de busca mas, também, que os leitores queiram clicar. O equilíbrio é difícil, mas o sucesso do SEO encontra-se aí: não esquecermos os leitores ao mesmo tempo que trabalhamos as “máquinas”.
 
 
 
 
4 – Cria cabeçalhos
 
Os cabeçalhos (headers) facilitam a leitura. Poderás verificar que, neste próprio artigo, há vários cabeçalhos:
  • O primeiro, maior, que inclui a keyword
  • Os restantes, mais pequenos, que dividem o texto em pequenos “capítulos”
Este processo não só ajuda o leitor a querer continuar a ler, como também torna o artigo mais apetecível para os motores de busca, uma vez que estás a salientar aspectos importantes do teu artigo.
 
5 – Coloca links internos e externos
 
Uma forma de enriqueceres os teus artigos é colocar-lhes links internos e externos. Os links internos são aqueles nos quais tu direccionas os teus leitores para outro artigo semelhante ou um produto teu que complemente aquilo que estás a dizer. Os links externos são aqueles nos quais tu envias o leitor para fora do teu artigo, mas para algo que esteja também relacionado. Por exemplo, se estás a falar de um determinado produto, colocas o link para a página de compra directa.
 
 
6 – Se tiveres WordPress, instala o YOAST
 
Uma das maiores mais-valias de ter o WordPress, na minha opinião, é a possibilidade de ter o YOAST. Este plugin existe para facilitar a vida de todos aqueles que pretendem trabalhar o SEO dos seus blogs com ajuda.
 
Neste plugin, podes criar um título e descrição que só mesmo os motores de busca é que vêm. Ou seja, o teu leitor pode ler, dentro do teu blog, o título “Natal poupadinho: 10 presentes de Natal por menos de 10 euros” (porque é um título mais convidativo para nós, humanos) e, para os motores de busca, o título ser algo como “presentes de Natal baratos” ou “presentes de Natal até 10 euros”.
 
Conclusão
 
Muito embora não exista nenhum documento oficial que explique tudo aquilo que tens de fazer e que te garanta que chegas ao primeiro lugar do Google, sabe-se que há estratégias que apoiam bastante a que chegues lá. Estas são apenas algumas e abordo muitas mais no meu ebook “SEO para Bloggers“.
 
O SEO demora tempo, é um facto, mas é uma estratégia que funciona a longo prazo. Prometo!

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