Influenciador Digital – Expectativa VS Realidade – Bárbara Bação

Muitos desejam ser influenciadores digitais. Estão iludidos com uma perspectiva de fama e glamour que pouco reflecte aquilo que um verdadeiro influenciador digital que, na minha opinião, é um criador de conteúdos.

Nas redes sociais tenho acompanhado verdadeiros influencers – pessoas que abordam uma temática em concreto, que criam conteúdo relevante e de valor para a sua comunidade em torno desse mesmo tema. Mas também tenho visto muitos “modelos de Instagram” que apenas posam para fotografias bonitas, num culto à sua imagem, mas que não trazem conteúdo. Como tal, e na minha opinião, são meramente modelos e nunca influenciadores.

Depois de ter falado especificamente deste tema dos “modelos de Instagram” VS influenciadores digitais (ou criadores de conteúdo), parece-me relevante esclarecer também as diferenças entre as expectativas e a realidade de todos aqueles que ambicionam ser influenciadores digitais.

Influenciador Digital – Expectativa VS Realidade

Expectativas

Quando alguém começa a ponderar a hipótese de ser influencer, pensa imediatamente num cenário cheio de luxos.

Pensa que vai receber milhares de produtos “de borla”, que vai receber centenas de euros em campanhas publicitárias.

Acha que a sua vida será apenas tirar fotografias giras para o Instagram, em poses que favoreçam o seu corpo.

A ideia mais pré-concebida é a de que um influencer vive para tirar fotos para as redes sociais e receber coisas grátis. Que estará sempre a receber convites para eventos cheios de glamour, onde se encontram todos os VIP’s da praça pública portuguesa, fins-de-semana de luxo e restaurantes de topo.

Não podiam estar mais enganados…

Realidade

A realidade de um VERDADEIRO influenciador digital é bem diferente.

Antes de mais, a criação de conteúdo vai muito mais além de ter fotografias bonitas. É preciso desenvolver textos que acompanhem essas fotografias e que tornem as publicações realmente valiosas. Um influencer estuda a sua audiência. Conhece bem o seu público, sabe quais são as suas dores e necessidades e cria os seus conteúdos sempre a pensar em quem o segue.

Para um verdadeiro influencer, a audiência é tudo e está sempre no centro do seu trabalho. É alguém que se dedica, diariamente, a pesquisar novos conteúdos, a colaborar apenas com marcas que façam sentido para os seus seguidores. Que vestem a camisola pelo seu projecto.

Um criador de conteúdos é alguém que está quase sempre ligado. Que responde a todas as mensagens e aos comentários da sua audiência porque dá valor a quem perde tempo a interagir consigo.

Ser um verdadeiro influencer exige tempo e dedicação. Muito mais do que aquilo que se fala por aí. São muitos momentos de lazer dos quais temos que abdicar para criar conteúdo porque, por vezes, é só nesses momentos que conseguimos ter tempo para o nosso projecto. Mas o influencer fá-lo de boa vontade, porque sabe que a sua comunidade está à espera do seu conteúdo.

Conclusão

É importante não confundir um influenciador digital (ou criador de conteúdos) com alguém que só tem fotografias giras no Instagram – isso são modelos fotográficos. Ser influenciador digital dá muito trabalho e obriga a uma criação de conteúdos 360º que envolve texto, imagem e interacção de qualidade para construir uma comunidade.

Queres aprender a criar a tua comunidade e a ser um VERDADEIRO influencer? A Consultoria para Influencers é feita para ti!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *