O que é e como criar conteúdo com propósito?


Cada vez se fala mais na importância de criar conteúdo com propósito. É algo que impacta tanto as marcas como os influencers e, nesse sentido, é uma temática relevante sobre a qual penso que nunca falei abertamente aqui no blog.


Na verdade, acabo por estar sempre a referir o quanto é fundamental que se criem conteúdos de valor, e isso implica, logicamente, conteúdo com propósito.


Mas o que é, então, conteúdo com propósito e como cria-lo? Este é o desafio para todos nós mas que, quando conseguido, traz o retorno que tanto procuramos para os nossos projectos.


Quando não temos objectivos, quando não temos uma direcção, estamos a disparar para todos os lados, o que torna a nossa comunicação ineficaz. Neste artigo, vou ensinar-te isso mesmo: como criar conteúdo com propósito, que traga um impacto positivo para a tua marca ou comunidade.


Como criar conteúdo com propósito?


Porque estás a criar esse conteúdo?


Dizia-te acima que, quando queremos criar conteúdo de forma aleatória, sem um objectivo, não chegamos a lado nenhum. Por isso, deves colocar a ti mesma/o porque estás a criar esse conteúdo. Seja ele um artigo para um blog, uma newsletter, um vídeo. Qualquer que seja o conteúdo, porque é que ele existe, quem é que se importa com esse tema ou porque se deveriam importar com ele.


Se não tiveres uma razão concreta para a criação desse conteúdo, não percas tempo com ele (lembra-te, tempo é dinheiro!). Retém esta frase: não precisas de criar mais conteúdo, apenas de criar conteúdo com um propósito claro!


Quais são os teus objectivos?


Temos que pensar nas dores dos nossos clientes? Claro que sim! Mas antes de chegarmos lá, temos de estabelecer também quais são as nossas dores, as necessidades do nosso negócio ou projecto. No meu caso, poderiam ser:

  • Vender ebooks

  • Promover a Consultoria

  • Enviar tráfego para o meu site

  • Gerar novos leads

  • Aumentar subscritores da newsletter

  • Criar uma comunidade de marca

  • Etc


Quando souberes exactamente quais são os teus objectivos com os teus conteúdos, para o teu projecto, poderás então pensar no teu cliente. Porque tudo isto ajuda as marcas a ajudar os seus clientes.


Planeia o conteúdo


Posto isto, está na hora de começares a planear. Antes de começares a escrever ou a gravar, deves perguntar-te:

  • Quem queres impactar

  • Que efeito queres que tenha?

  • Como consegues identificar os resultados?

Selecciona os tópicos que são mais importantes para o teu público-alvo, se esquecer a sazonalidade. E lembra-te que tudo deve estar alinhado com a estratégia que definiste para o teu negócio ou projecto.


Cria o conteúdo


Agora que já planeaste e sabes o que queres dizer, está na hora de pôr mãos à obra! Torna o teu conteúdo autêntico e relevante. Não passes uma imagem demasiado comercial, e tenta dar sempre algo que eduque ou que partilhe uma história. Ninguém gosta de discursos totalmente comerciais!


Partilha o conteúdo


Está criado? Então agora vamos divulgá-lo! Se conheces bem o teu público, sabes exactamente onde ele está e é aí que deves colocar o teu conteúdo e promovê-lo.


Analisa


Se não analisares os resultados, não saberás como reajustar para os próximos conteúdos serem ainda mais eficazes. Consoante aquilo que criaste, terás métricas específicas que conseguirás medir. Podem ser partilhas, comentários, subscrições de newsletters, entre tantas outras.


Conclusão


O conteúdo com propósito vai levar-te até aos teus clientes para criares uma relação e uma ligação real. Não há nada que substitua essa relação!


Retém esta frase: não precisas de criar mais conteúdo, apenas de criar conteúdo com um propósito claro!




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