O que é o Instagram Reels, para que serve e como usar


Quando achávamos que já tínhamos visto tudo, o Instagram surpreendeu. Chegou, esta semana, o Instagram Reels, uma função que vem competir com o TikTok – a app de entretenimento que tem ganho tantos fãs em todo o mundo.

Mas o que é o Instagram Reels, para que serve e como usar esta nova funcionalidade?

Embora ainda não tenha aparecido na actualização da minha app do Instagram, já consegui investigar um pouco e perceber, mais ou menos, no que consiste. Sim, que os nossos amigos brasileiros foram os primeiros a receber este update e a experimentar, tal como a França e a Alemanha.

E, enquanto o Instagram não liberta o Reels para Portugal, e enquanto o Reels não chega a todas as contas, vamos aprendendo já a dominar a funcionalidade para a usarmos da melhor forma possível assim que tivermos acesso a ela.

O que é o Instagram Reels e para que serve

O Reels é a nova funcionalidade do Instagram que faz parte das Stories. Com o Reels poderás criar vídeos criativos, juntando áudios, vídeos, efeitos, textos e vários takes e sequências. No fundo, uma verdadeira “réplica” do TikTok.

No Reels, os vídeos têm o máximo de 15 segundos de duração e podem ser divulgados:

· No feed

· Nos Stories

· Por mensagem directa

· Publicados directamente no menu “Explorar”

Esta última possibilidade é absolutamente inédita. O menu “Explorar” é um menu com imenso destaque e, portanto, os utilizadores que partilhem lá os seus vídeos em Reels poderão ter um alcance muito maior. Claro que, logicamente, só estará disponível para quem tiver o perfil público.

Para criar vídeos no Instagram com o Reels bastará abrir a câmara na opção de gravar Stories e seleccionar o “Reels”. Deverá estar junto das opções como “Boomerang”, “Ao Vivo”, “Mãos Livres”, etc.

Seleccionando o Reels, depois terás acesso a um conjunto de recursos de edição, muito semelhantes aos já existentes no TikTok. Cortes em sequências, adicionar textos, filtros, música, dobragens, etc.

Ainda será também possível aceder a efeitos como Realidade Aumentada, Tela Verde, temporizador, contagem regressiva, mudança de velocidade, etc.

Um dos aspectos mais interessantes do Reels, e que ultrapassa o TikTok, é a função “Alinhar” no qual, se cortares o vídeo, consegues sobrepor as imagens e saber exactamente onde estavas, para retomares o vídeo na mesma posição.

De momento, o Instagram já afirmou que ainda está em fase experimental e que, portanto, ainda poderá sofrer algumas mudanças até ao lançamento oficial e final desta funcionalidade.

Uma coisa é certa – tem tudo para correr certo!

552 visualizações1 comentário

VAMOS COMEÇAR?

Queres agendar a tua primeira sessão de Consultoria ou ainda tens dúvidas sobre como te posso ajudar a transformar o teu projecto online? Contacta-me!

 

Preenche o formulário online ou envia um email para ola@barbarabacao.pt .Terei todo o gosto em falar contigo!