Três dicas para tirares ainda mais partido do teu blog


Quando comecei o meu blog pessoal, o Living in B’s Shoes, há mais de sete anos, havia muita coisa que desconhecia sobre o mundo dos blog. Na verdade, continuo a querer aprender todos os dias, porque o digital é algo em constante evolução.

Seja como for, mesmo tendo começado de forma completamente ingénua, fui aprendendo com os anos alguns pequenos truques que, agora, me estão a ajudar a ter um crescimento mais rápido tanto no Living in B’s Shoes, como neste meu blog.

Há realmente várias formas de tirares partido do teu blog e conseguires fazê-lo “explodir” em visualizações porque a verdade é que os blogs não morreram. Enquanto existirem motores de busca, os sites e blogs terão sempre um papel importantíssimo.

Verás que, quando queres pesquisar por algo, seja “como conjugar o verbo RUN em Inglês”, “camisa lilás”, “como perder peso no Natal”, “receita de batata doce com caramelo na bimby”, tu vais onde? Ao Google, claro! E o que é que te aparece nos primeiros resultados? Websites ou blogs que o Google considere que melhor respondem a essa tua pesquisa.

Por isso sim, continua a ser relevante ter um blog e, se o tens, continua a ler algumas das dicas que tenho para partilhar contigo.

Três dicas para tirares ainda mais partido do teu blog

Aposta em boas imagens

Eu sei que se diz que não devemos julgar um livro pela capa mas, online, uma boa fotografia ou imagem é determinante para que o teu potencial visitante clique. Não só quando há essa partilha nas redes sociais, mas também quando vem do Google Images.

Sabes bem que uma imagem vale mais que mil palavras e, se formos sinceros, quantas vezes já clicámos num artigo por causa da imagem de destaque? Bom, eu várias!

Por isso, a primeira dica que te posso dar é que não descures a qualidade da imagem no teu blog. Sejam fotografias tuas, sejam de bancos de imagem com utilização gratuita (nunca uses fotos que não estejam livres de direitos de autor), garante que estão ao nível dos teus textos.


Pinterest

É verdade que nem todos os nichos devem estar no Pinterest, mas são poucas as excepções. Posso dizer-te que 90% de todos os bloggers que acompanho nas sessões de Consultoria têm tirado imenso partido do Pinterest.

E posso dizer-te, também, que mais de 80% do tráfego deste meu site vem precisamente do Pinterest! Como é um site com muito pouco tempo, o posicionamento nos motores do Google ainda precisa de muito trabalho e, por isso, tem-me salvado o Pinterest.

Uma boa estratégia no Pinterest, especialmente se conseguires automatizar como eu própria o faço, é meio caminho andado para, em 1 ou 2 horas por semana, teres o Pinterest optimizado para 15 dias sem teres mais chatices!

Para isso uso o Tailwind: O programa que me deu milhares de visualizações no Pinterest em 3 meses e escrevi um artigo esta semana precisamente sobre isso! É realmente um salva-vidas para quem quer crescer a presença no Pinterest e, portanto, no blog. A melhor parte? Tenho uma oferta se decidires, como eu, usar o Tailwind.

Ser social

Pois bem… Enquanto o nosso amigo SEO (vê o bónus abaixo) ainda não está a fazer efeito porque só estás a começar a optimizar o teu blog agora, tens de incorporar o espírito de vendedor que existe em ti e começar a divulgar os teus posts em todo o lado!

De acordo com o teu nicho, e com o teu público-alvo, fará com certeza sentido apostar em determinadas redes sociais, sejam elas Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin ou até mesmo duas ou mais delas.

Cria a tua conta nas redes sociais mais adequadas, optimiza-as de forma a que fiquem o mais completas possíveis e partilha por lá os teus artigos da forma mais adequada possível, para que consigas aumentar os teus seguidores e aumentar os leitores do teu blog.

Lembra-te que todas as redes sociais têm as suas particularidades. Deves saber estar da melhor forma em cada uma delas, para que faças o tipo de comunicação certa. É necessário que acrescentes valor em cada publicação e que, quando interagires com outras contas para criares uma comunidade realmente interessada no tema do teu blog – um espaço onde não se sinta que estás a querer impingir o teu blog, mas sim a construir uma comunidade e oferecer valor.

Bónus: SEO!

O teu melhor amigo enquanto blogger é, e sempre será, o SEO. O Search Engine Optimization é uma estratégia infalível para quem quer ter visualizações, ganhar mais dinheiro online (seja por afiliados, seja por anúncios). É o SEO que ajuda a que apareças nos primeiros resultados do Google para determinada pesquisa. E a melhor parte? É uma estratégia 100% orgânica!

Vou confessar-te que é graças ao trabalho de SEO que tenho feito nos últimos anos no meu Living in B’s Shoes que, mesmo quase parado, continua a ter cerca de 10.000 visualizações por mês vindas do Google! Agora imagina se eu tivesse o tempo que tinha antes para produzir mais conteúdo e divulga-lo em todos os meios!

Sim, o SEO é mesmo espectacular mas se ainda não percebeste como funciona ou como te vai fazer explodir as visualizações ao teu blog, está na hora de falarmos melhor :P A Consultoria para Bloggers é o meu serviço premium onde te acompanho individualmente e te apresento as melhores estratégias para o teu caso. Ou seja, se calhar para ti o mais adequado seria falarmos de SEO e outras estratégias concretas para desenvolver o teu blog. Ou então, apresento-te o meu livro “SEO Para Bloggers”, que te explica SEO passo-a-passo!

Depois deste artigo espero que estejas convencida/o de que os blogs não morreram e que, mesmo dando muito trabalho, podem ser bastante gratificantes. Basta usarmos as estratégias certas para facilitar o nosso trabalho e ajudar a fazer crescer as visitas!

6 visualizações

VAMOS COMEÇAR?

Queres agendar a tua primeira sessão de Consultoria ou ainda tens dúvidas sobre como te posso ajudar a transformar o teu projecto online? Contacta-me!

 

Preenche o formulário online ou envia um email para ola@barbarabacao.pt .Terei todo o gosto em falar contigo!